5 BENEFÍCIOS DE PEDALAR 30 MINUTOS POR DIA!

Se você acabou decidiu andar de bicicleta regularmente, saiba que essa é uma das melhores escolhas que você poderia ter independentemente do seu objetivo. Seja com finalidades estéticas ou de saúde, as vantagens de andar de bike durante 30 minutos por dia só têm a somar na sua qualidade de vida.

No entanto, é comum que ao iniciar uma atividade física, as pessoas tenham dificuldades de adaptação, pois até então o corpo está habituado a uma rotina específica e totalmente diferente, por isso, não se preocupe se nos primeiros dias das pedaladas você sinta vontade de parar.

Ao transformar essa prática em hábito, em pouco tempo você terá mais resistência, aumentará o seu fôlego e terá ainda mais disposição para percorrer longos percursos. Para te inspirar ainda mais a persistir no seu objetivo, nós da Dias Bike selecionamos 5 benefícios de pedalar 30 minutos todos os dias.

Benefícios de pedalar 30 minutos diariamente

Pedalar se torna, com facilidade, uma das atividades favoritas daqueles que estão começando a criar uma rotina de exercícios. Afinal, nada melhor do que sentir a liberdade de estar sobre os pedais, percorrer novos trajetos e ainda ter mais saúde e bem-estar. Veja os próximos tópicos e conheça as 5 vantagens de andar de bike por meia hora diariamente.

1. Aumento da disposição

É comprovado que realizar atividade física aumenta a disposição, afinal quando o corpo está em constante movimento, o organismo libera vários hormônios, influenciando positivamente nos órgãos. Assim, um indivíduo que pedala meia hora todos os dias, têm maior capacidade cardiorrespiratória e muscular.

2. Emagrecimento

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança!

3. Aumenta seu fôlego

Como ciclistas conseguem subir ladeiras bem íngremes? Pulmões reforçados ajudam nisso!

Pedalar exige muito oxigênio e por causa disso sua respiração será muito exercitada. Com o tempo, você terá fôlego para aguentar pedais longos. Além disso, com a frequência cardíaca maior, seus pulmões recebem doses maiores de ar e com isso aguentam atividades mais intensas.

Esse é um dos benefícios de andar de bike que você vai sentir os efeitos mesmo sem pedalar. Se o elevador quebrar, vai ficar fácil subir escadas sem ofegar!

4. Rejuvenesce 

Se o seu objetivo é ficar sempre com a pele e a saúde como as de um jovem, então pedale, porque esses efeitos virão. Isso é o que diz um estudo focado em envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham.

O estudo fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores — como você! — e pessoas que não praticavam nenhuma atividade física. O resultado comprovou que mesmo diante da ação do tempo, a força muscular permanecia como a de um jovem, ou seja, cheia de vigor.

Ainda, a mesma pesquisa constatou que os efeitos benéficos do pedal, se estendiam ao sistema imunológico, fortalecendo-o. O que ajuda a frear ataques de vírus e bactérias no organismo.

5. Previne más condições de saúde mental

Está com estresse? Vai pedalar. Está se sentindo meio para baixo? Vai pedalar também.

O dia a dia é extenuante muitas vezes, e, com ele, o estresse, a ansiedade e a depressão podem aparecer. Para reverter quadros como esses e ainda ajudar na prevenção de outros transtornos, a bicicleta é perfeita.

A endorfina é liberada durante as pedaladas, e a substância ajuda a controlar ou prevenir desordens mentais. O melhor é que fazer um ou dois pedais de apenas 30 minutos cada, por semana, já rendem esses benefícios de andar de bike.

*DICAS BÔNUS*

Quantas calorias perde em 1 hora de bike?

Ao pedalar durante 1 hora de forma moderada, você é capaz de perder até 560 calorias, como mostramos no tópico anterior. Se o seu objetivo é emagrecer com a bike, aproveite essas informações para planejar a rotina mais adequada para você.

No entanto, saiba que para perder peso com saúde, é necessário alinhar a prática de atividades com uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e também com um bom nível de consumo de água.

Assim, você será capaz de ter a energia necessária para conseguir evoluir cada vez mais nas suas pedaladas. Se hoje você começar a se movimentar por menos de meia hora por dia, seguindo essas recomendações, em algumas semanas terá uma grande evolução.

Por fim, saiba que independentemente do seu objetivo, ter uma rotina saudável e que respeita os seus limites é essencial para conquistar o resultado esperado! Caso você tenha dúvidas sobre o assunto, compartilhe conosco no final desta página.

Quanto tempo se deve pedalar por dia?

Para saber quanto tempo você deve pedalar por dia, antes é importante definir seus objetivos, afinal, para cada tipo de necessidade, é recomendável uma quantidade de tempo. Por isso, continue a leitura para saber o tempo que as suas pedaladas devem ter e ainda quantas calorias você pode perder em cada uma das modalidades.

  • Para lazer: se o seu intuito é ter mais uma forma de lazer, pedalar por meia hora pode te ajudar a perder até 140 calorias.
  • Modalidade leve: segundo o livro Cycling for Health and Fitness, pedalar por 1 hora de forma leve te ajuda a perder 420 calorias.
  • Modalidade moderada: nesse caso, ao andar de bike durante 1 hora, você pode perder até 560 calorias.
  • Modalidade avançada: se você utilizar a sua bike com o objetivo da prática esportiva, ao pedalar durante 1 hora é possível gastar até 693 calorias.
  • Mountain bike: por fim, quem é praticante de mountain bike pode perder até 700 calorias em 1 hora ininterrupta.

Fonte:

  • https://blog.diasbike.com.br/beneficios-bicicleta/beneficios-de-pedalar/
  • https://blog.bikeregistrada.com.br/vem-pedalar-10-beneficios-de-andar-de-bike-para-a-saude/

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