QUANTO TEMPO DE DESCANSO UM CICLISTA PRECISA?
Todos nós sabemos que precisamos descansar para evoluir fisicamente em cima da bicicleta, mas nem sempre os detalhes são tão claros.

O descanso é fundamental para adaptação e progressão do nosso corpo. Mas como sabemos quantos dias descansar por semana? E o que exatamente constitui o descanso?

Essas respostas vão variar de acordo com cada indivíduo. Mas certamente existem algumas regras que todos podemos adotar.

Descansar é mesmo necessário?

Treinar é um processo de “quebra” e de “reconstrução” do seu corpo. Seu “novo” corpo estará cada vez mais próximo do ideal necessário para executar a tarefa em questão ou o seu objetivo.

Essa reconstrução não acontece se não houver descanso.

“Depois de um treino muito duro, você terá esgotado suas reservas de glicogênio e é nesse momento que um dia de descanso cairá muito bem para você recuperar suas reservas de energia. Isso pode levar de 36 a 48 horas”, explica Matt Rowe, ex-ciclistas profissional e dono de uma assessoria de treinamento.

“Além disso, suas fibras musculares foram danificadas e quebradas, e é justamente no dia de descanso que elas se regeneram e se tornam mais fortes.”

Por que descansar?

O treinamento é um processo de quebrar e reconstruir seu corpo – o novo modelo de você deve estar cada vez mais próximo do ideal necessário para a tarefa em questão.

A parte de reconstrução do processo não ocorre até descansarmos.

"Quando você realmente se esforçar, esgotará suas reservas de glicogênio. Portanto, um dia de descanso é um ótimo dia para aumentar o estoque de energia. Isso pode levar de 36 a 48 horas se você tiver alguns dias muito exigentes”, explica Matt Rowe, ex-profissional, agora piloto de meio período e fundador do treinamento de Rowe & King.

"Além disso, suas fibras musculares foram danificadas e quebradas, e [o resto do dia é] quando elas se unem e se tornam mais fortes".

Quantos dias de descanso?

A frequência de descanso necessária também varia de pessoa para pessoa. Porém, existem padrões que podem ser adotados.

“Os atletas profissionais são capazes de fazer cinco, seis, sete dias de treinamento seguidos sem problemas, porque muitos deles são geralmente mais estáveis fisicamente. Uma vez dentro da temporada de corridas, a intensidade e as viagens causam muito mais fadiga, então eles precisam de pelo menos um dia de descanso.

“Para os amadores, quando alguém diz que quer treinar da melhor maneira possível e pode pedalar sete dias por semana, eu sempre aconselho a fazer dois dias de descanso por semana.

“Isso é em parte para gerenciá-los fisicamente, mas também mentalmente. A menos que você seja um profissional, os fins de semana e o tempo livre são valiosos para sua família e estilo de vida”, explica Rowe.

Descanso não programado

As vezes pode acontecer de você precisar descansar em um dia que você tinha um belo treinamento para fazer. Sobre isso Rowe explica que existem dois sinais do corpo que não devem ser ignorados.

“Se você está saindo e se sentindo lento, e não consegue completar a sessão que deseja concluir, isso é um sinal óbvio. Ouça seu corpo, as sensações e como você se sente. Eu diria que qualquer pessoa andando de bicicleta seis ou sete vezes por semana provavelmente está pedalando demais.

“O outro é a frequência cardíaca. Você se acostuma com a maneira como sua frequência cardíaca aumenta. Se você está com dificuldades para elevar sua frequência cardíaca normalmente, isso é um sinal claro de que você está fatigado e deve passar o dia descansando.”

Fonte:

  • https://www.canaldebike.com.br/noticia/quantos-dias-de-descanso-um-ciclista-deve-tirar-por-semana
  • http://www.praquempedala.com.br/blog/quantos-dias-de-descanso-por-semana-um-ciclista-precisa/

 

Deixe um comentário

Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.